domingo, 11 de novembro de 2012

Médico diz que Oscar Niemeyer apresenta melhora, está lúcido e pergunta sobre projetos



Em entrevista coletiva dada neste domingo (11), o médico Fernando Gjorup, do Hospital Samaritano, no Rio, disse que o arquiteto Oscar Niemeyer, 104, está lúcido, interagindo com a família e que pergunta sobre projetos do escritório. “Ele está em franca melhora. Na idade dele tudo inspira cuidados, mas o evento clínico atual vem evoluindo bem”, explicou.

O sobrinho do arquiteto, Paulo Niemeyer Filho, que participou da entrevista representando a família, reforçou a lucidez de Niemeyer e a vontade que ele tem de falar sobre trabalho. "Se eu quero encantá-lo eu puxo o assunto [projetos do escritório] e ele fica logo com os olhos brilhando", declarou. Paulo disse ainda que o tio se queixa de estar na cama. "É um sacrifício, porque ele está inteiramente lúcido", explica.

Imagens do dia - 11 de novembro de 2012

Foto 11 de 16 - Médico Fernando Gjorup (centro), do Hospital Samaritano, na zona Sul do Rio, concede entrevista coletiva neste domingo (11) sobre o estado de saúde do arquiteto Oscar Niemeyer, 104. De acordo com ele, Niemeyer apresenta "franca melhora". Também participaram da coletiva a diretora do hospital, Cristina Quadrat, e, representando a família, o sobrinho do arquiteto, Paulo Niemeyer Filho Luiz Roberto Lima/Futura Press/Estadão Conteúdo

Para o médico Fernando Gjorup, como Niemeyer passa por um quadro gripal, a situação clínica exige cuidado, principalmente em função da idade do paciente. "A preocupação maior é que ele desidratou e, numa situação assim, quem sofre com isso é o rim. Isso está sendo revertido. A evolução está bastante favorável. Não há nenhum indicador de que ele vá piorar no momento. A função renal dele ainda não é normal, mas está sendo resolvida, não está em uma fase crítica", declarou Gjorup.

O médico disse que não há previsão de alta, pois a equipe está trabalhando para que ele não necessite de uma nova internação. Niemeyer está no Hospital Samaritano, em Botafogo, zona sul do Rio, desde 2 novembro, quando apresentou mais uma vez dificuldades para se alimentar e ingerir líquido.

O arquiteto se alimenta e respira sem a ajuda de aparelhos.

Oscar Niemeyer: qual é a sua obra favorita do arquiteto?

Foto 10 de 22 - O Auditório Ibirapuera, um dos prédios integrantes do Parque Ibirapuera, em São Paulo (SP). O edifício, projetado em 1999, já estava previsto por Oscar Niemeyer na época da construção do parque. Sua inauguração ocorreu em 2005 Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário