O pessoal técnico da empresa holandesa Smit Salvage, encarregada de bombear o combustível, vai examinar todas as opções para extrair da maneira mais segura as quase 2.400 toneladas de combustível que estão nos 23 tanques do navio, acidentado em 13 de janeiro próximo a ilha de Giglio.

A Smit trouxe uma barcaça com equipamento para retirar o combustível, enquanto os mergulhadores instalam tanques externos que servirão para carregar o diesel que precisa ser bombeados do Concordia.
Paralelamente aos preparativos para o bombeamento, vão continuar as operações de buscas dos cerca de 20 desaparecidos no naufrágio, que já teve 15 mortos confirmados até agora.
Especialistas em explosivos da Marinha também abriram um buraco no terceiro deck submerso para permitir que os mergulhadores continuem as buscas no navio.
Autoridades têm se preocupado cada vez mais com a ameaça de um vazamento de óleo na reserva marinha onde ocorreu o acidente. O trabalho de remoção do diesel e lubrificantes tinha sido adiado para priorizar a busca de sobreviventes e corpos.
A preparação para começar a bombear o óleo para fora do navio leva dois dias e o trabalho real de retirada do combustível dos 17 tanques do cruzeiro deve levar outros 28 dias.
Autoridades rejeitaram os relatórios que mostravam que o óleo já havia começado a vazar, dizendo que o equipamento de monitoramento não havia mostrado poluição significativa se espalhando do navio naufragado.
Vídeo
Na segunda-feira, a Guarda Costeira da Itália divulgou um vídeo feito por mergulhadores que mostra o que teria sido o primeiro ponto de impacto entre uma rocha e o cruzeiro Costa Concordia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário